A empresa Azevedo&Maciel LDA , NIF: 514043407, entidade gestora do AL / 38684_ Quinta da Lavandeiras - Sweet Holmes
possui a certificação de animação turística CLEAN & SAFE atribuído pelo Turismo de Portugal.
Com o objetivo de retomar a atividade do setor em segurança, o Turismo de Portugal criou este selo para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo do novo coronavírus COVID-19.
PROTOCOLO DE HIGIENE E SEGURANÇA
Com o objectivo de evitar a proliferação do vírus e a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 / COVID-19 (novo coronavírus), a entidade Azevedo&Maciel criou um protocolo de segurança e higiene de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-Geral da Saúde. Todos os nossos colaboradores obtiveram formação e comprometem-se a seguir as nossas normas internas, visando a segurança do cliente.
CHECK-IN E CHECK-OUT Self check-in e check-out com chave na porta;
Pagamento online ou transferência bancária no ato da reserva;
CONTACTO COM O CLIENTE Para qualquer questão, os clientes poderão contactar a recepção por telefone (rede vodafone) e Whatsapp;
ESPAÇOS COMUNS
As espreguiçadeiras da piscina serão colocadas em grupos duas a duas, cada grupo de duas espreguiçadeiras serão colocadas a uma distancia de segurança de 1,5 m.
A lotação da piscina será limitado a 6 pessoas .
REFEIÇÕES
O Buffet de pequeno-almoço será substituído por um tabuleiro onde irão ser disponibilizados os seguintes alimentos:
Pão, manteiga e queijo fatiado e fiambre - 0,5l de sumo de laranja - Fruta - Leite de vaca (em pacote) - Chaleira com café - Fruta
DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO
Tendo em vista a obtenção do selo “Clean & Safe”, a Azevedo & Maciel LDA, compromete-se a cumprir integralmente o conjunto de disposições e requisitos de conduta social, higiene e limpeza presentes na “Declaração de Compromisso” criada pelo Turismo de Portugal.
Formação a todos os colaboradores
TODOS OS COLABORADORES RECEBERAM FORMAÇÃO E/OU FORMAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE:
→ Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
→ Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
Etiqueta Respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
Conduta Social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
→ Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar.
→ Como cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.
Informação a todos os Clientes
ESTÁ DISPONIBILIZADA A TODOS OS CLIENTES A SEGUINTE INFORMAÇÃO:
→ Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.
→ Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
A operação assegura:
→ Que existe sempre ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
→ A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS.
→ O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.
O estabelecimento assegura:
→ Lavagem e desinfeção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam. garantindo o controlo e a prevenção de Infeções e resistências aos antimicrobianos.
→ Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários).
→ Ser dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
→ A renovação de ar das salas e espaços fechados é feita regularmente.
→ Nas zonas de restauração e bebidas, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.
O estabelecimento possui:
→ Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os trabalhadores.
→ Equipamento de proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima do estabelecimento).
→ Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas dimensões, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70o.
→ Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool junto aos pontos de entrada/saída, e sempre que aplicável por piso, à entrada do restaurante, bar e instalações sanitárias comuns.
→ Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
→ Local para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que deve ter preferencialmente ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis.
→ Nas instalações sanitárias equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.
O protocolo de limpeza e higienização garante:
→ A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme Protocolo interno.
→ A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para a máquina de lavar.
→ A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da farda dos colaboradores e da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).